11/07/2024 às 03:01

Ser Velho é Uma Conquista

1
3min de leitura

Não suporto quando mascaram as palavras.

Odeio!!!..... simplesmente odeio, quando alguém se refere a outro como idoso,so porque dizem que velhos são os trapos... os trapos são o que melhor limpam, o vintage é mais caro, e além disso a palavra envelhecer, contem a palavra velh não idoso

Dão-me gasturas, pessoas que acham que ser-se idoso é melhor que ser-se velho.

Caramba! Ser velho é uma conquista é uma glória de memórias acumuladas e experienciadas e mesmo velhos conseguimos incomodar os outros com as nossas ideias e conquistas.

Por isso afirmo já aqui, que no dia em que se referirem a mim como idosa, juro que irei sentir que todas as minhas conquistas estarão a ser-me roubadas. Sou uma pessoa lúcida e à medida que o tempo avança sinto que estou mais perto da morte. Não que isso me aflija dado que cresci sempre com uma lucidez da vida acima do normal e aprendi a entender a morte como algo inevitável.

Já dizia o Fernando Pessoa que "a morte não é o contrário da vida. A morte é o contrário do nascimento" Ele tinha toda a razão porque a vida não tem contrários. Quando nos ofereceram o pacote da vida, nele vinha incluída a morte e causa-me estranheza que retirem a morte das palavras usadas em relação a nós quando a morte é algo que nos acompanha desde o nascimento e quanto mais velhos ficamos mais perto dela estamos.

Voltando aos velhos.... Não me aflige nada vir a ser velha. Costumo até dizer que serei uma das velhas mais amorosas e fixes que podem encontrar, dado que tenho um manancial de coisas interessantes para contar e ensinar aos netos e a quem estiver interessado em ouvir e aprender.

Eu só não quero ser alguém que envelhece e se limita a estar ali frente à televisão a ver coisas que nem entende com as pernas enroladas numa manta e umas pantufas calçadas. Geralmente a usar fralda porque quem cuida dele tem receio que lhe suje o sofá da moda. Não quero nada ter o habito de colocar o cotovelo em cima da mesa a mão na testa e ficar ali a suspirar e a chorar memórias passadas, Prefiro pensar que a experiência da vida é um trampolim que me deu armas para poder fazer o que desejo AGORA, antes que seja tarde.

Definitivamente EU QUERO SER VELHA !!!!!!

Conhecem aquele texto do Guimarães Rosa, do conto "Fita Verde no Cabelo": “Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior, nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos, e meninas que nasciam e cresciam (a ver se não me esqueço de comprar este livro de contos para as minhas netas)

Eu quero viver numa aldeia destas com os meus amigos e com o amor da minha vida e velhar pela vida inteira.

Velhar o engrandecimento do espírito,

Velhar as coisas que enquanto velhos vamos realizando,

Velhar que fiquemos menos vaidosos e mais divertidos mesmo que outros nos apontem como ridículos, rir por cada nova conquista nem que para isso precisemos de nos apoiar uns nos outros.

Eu quero velhar porque não irei permitir que me roubem a sensação de ser velha. Assim como não irei permitir-me ser uma velha de volta à infância. Quem no seu perfeito juízo quer voltar a usar fralda, a ser repreendido por um fedelho(a) que ainda nem metade da vida viveu? JAMAIS!

É certo certinho que o tempo deixa bem claro em cada pedacinho da minha pele que eu estou a ficar cada vez mais velha, mas acreditem eu NÃO ME IMPORTO DE SER VELHA porque no dia em que a vida achar que eu já vivi o suficiente, sairei como entrei..... Com toda a graça do mundo e só tenho um único pedido.... morrer nos braços de quem amo

Ana Luar

11 Jul 2024

Ser Velho é Uma Conquista

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp