01/10/2024 às 16:31

A Lista 

5
2min de leitura

Hoje acordei com uma vontade de olhar mais por mim, de arejar algumas gavetas que ainda quero manter por cá sem poeira, e dedicar mais tempo a tudo o que me faz bem e que tenho deixado de fazer para priorizar outras coisas. Enquanto ia mexendo, perguntei-me: “Quem, exatamente, me fez sentir que eu sou a sua prioridade?” A resposta é simples: QUASE NINGUÉM!! Na lista de prioridades das pessoas a que me dedico eu devo ser mais rara do que um eclipse solar. (risos) E tá tudo bem! Porque na verdade ninguém é obrigado a tal e também não vou cobrar isso, porque é algo que tem de ser natural. Se não nos fazem prioridade é porque não o somos e as pessoas tem o direito a escolher as suas como eu escolho as minhas. Até porque a culpa é unicamente minha, por durante anos acreditar que o meu papel neste mundo era o de ser a super heroína da amizade, a parceira de vida infalível sempre pronta, sempre presente, que eleva os outros que os faz felizes, que eleva a auto estima de quem ama, ou simplesmente aquela que nunca nega nada está sempre ali para tudo. Mas, agora que me lembrei de colocar isto na agenda do dia, dou-me conta que a única coisa que realmente tenho ganho é um diploma em altruísmo que poucos reconhecem e que sinceramente não me serve para nada, nem para a lápide da cova quando me finar.

Tenho de rever tudo isto e meter na cabeça que não posso dar o que não recebo. Eu não sou Cristo nem sequer tenho pretensão a ser uma segunda Madre Teresa. Está na hora de aprender como diz a canção de "meter tinta na minha caneta escrever um EU AMO-ME! cada vez que a voz do mundo me disser que não" dar-me mais prioridade. Afinal, por que é que deveria ser a única a tratar os outros como VIPs, quando sinto que nem um assento reservado na minha própria vida eu tenho?

A minha mãe dizia que quando mudamos, o mundo muda, por isso mesmo vou começar a dar na medida em que recebo, como uma espécie de balança emocional. Se alguém se lembrar de mim, eu estarei lá, cheia de amor e afeto. Mas se a dedicação for a de uma colher de chá, que assim seja! Garantidamente não sou eu que vou perder, porque quem me souber ter, saberá ao que sabe o amor, a amizade, e os afetos.

Assim, quem quiser acompanhar-me neste caminho de autoafirmação, está à vontade! Aqueles que acharem que minha prioridade é opcional: peço desculpas, temos pena, mas a fila anda! E se não quiserem ficar, a vida continua. E, se a vida é um jogo, eu quero ser uma jogadora BEM esperta! 🎭✨

Hoje o meu nome foi colocado no cimo da lista das minhas prioridades e depois, logo se verá quem me dará razões para estar logo abaixo.

01 Out 2024

A Lista 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp